quinta, 28 de março de 2019 - 12:07h
Governo do Amapá apresenta o Programa Tesouro Verde à mineradora Beadell
Gerente da Empresa diz que pretende não só aderir ao selo verde como também, ser incentivador do Projeto.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Da Redação
Secretário Eduardo apresenta o Programa aos representantes da Beadell

O Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN) e Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e a Diretoria Institucional do BMTCA, detentora da plataforma do Programa Tesouro Verde do Amapá, realizaram na tarde desta quarta-feira, 27, a apresentação do Programa Tesouro Verde aos representantes da Beadell Brasil Ltda, terceira maior mineradora de ouro do país e a maior empregadora do Estado do Amapá. O encontro ocorreu na sala do empreendedor na Agência Amapá e gerou grandes expectativas para a Empresa e também para o Governo do Estado.

O Programa Tesouro verde é um instrumento econômico que monetiza os bens ambientais intangíveis (florestas nativas preservadas – de natureza privada ou pública) o que possibilita sua comercialização no mercado. Através de uma plataforma digital segura e Transparente com registro em blockchain os investidores terão a oportunidade de negociar ativos do Estado, do Brasil e do mundo.

Em seu patrimônio, o Amapá já tem 2 milhões de Créditos de Floresta (estimados atualmente em R$ 170 m³ milhões, aproximadamente), com potencial de se multiplicar esse volume graças à preservação de mais de 90% de sua cobertura vegetal nativa intacta. Foi o primeiro Estado a quantificar um estoque desta natureza no Brasil.

De acordo com a Diretoria Institucional do BMTCA, Pâmela Pádua, o Programa leva em consideração o carbono estocado, calcula com base no que está estocado abaixo e em cima do solo. Tem lastro (Floresta VIVA), é um produto performado  e não, uma promessa de redução de emissão.

Para o Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Beadell, Eduardo Lobo Teixeira, o Programa é interessante, agrega importantes valores aos produtos da mineradora, além contribuir para que a empresa cumpra o que a Lei determina. “Quer queira, quer não, a Lei florestal estabelece 80% de reserva legal, então já partimos desta premissa, de que a própria legislação nos indica a aderir. Por outro lado, é um Projeto muito importante que vai agregar valor imensurável aos nossos produtos. Por tanto, além da adesão, queremos também ser grandes incentivadores do Projeto Tesouro” garantiu Teixiera.

O gerente informou que vai levar a proposta à direção da Empresa e o quanto antes, pretende ter um retorno positivo quanto à adesão do Programa do Estado.

Para o Secretário de Estado do Planejamento, Eduardo Tavares, a Beadell é uma empresa de grande relevância para o Estado do Amapá, por isso, é importante que ela possa aderir o Selo Sustentabilidade e também levar a Marca Tesouro Verde para outros países e o Amapá possa expandir o Programa para outros mercados. “O acompanhamento da atividade da empresa no Amapá tem comprovado que se trata de um projeto de mineração industrial, com compliance socioambiental, tecnologia e segurança aplicada, o que viabiliza sua classificação como baixa emissão de carbono. Acreditamos que o Tesouro Verde pode agregar um adereço ambiental à marca, com repercussão muito positiva no mercado interno e externo” avaliou o Secretário.

Para que esses créditos se tornem recursos e compensem o Estado por sua preservação, as empresas – as quais o Estado empenha-se em captar – devem obter o Selo Sustentabilidade.

Para obter esta certificação, as empresas devem entrar na plataforma do programa em http://www.plataformatesouroverde.com.br/ e preencher os dados de área ocupada por ela, o quanto consumiram de energia, água e combustível, no período de 1 ano.

 

IMAGENS RELACIONADAS
  • Apresentação do Tesouro Verde
  • Apresentação Tesouro Verde
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá