sábado, 21 de março de 2020 - 14:25h
Covid-19: 2ª remessa de amostras é enviada para análise e diagnóstico
Covid-19: 2ª remessa de amostras é enviada para análise e diagnóstico
Por: Marco Antônio P. Costa
Foto: Marco Antônio P. Costa
Gelmires de Queiroz, do Laboratório Central do Amapá (Lacen) e capitão Jean Silva, piloto da aeronave

O Governo do Estado do Amapá (Gea) enviou, na manhã deste sábado (21), a segunda remessa de amostras coletadas de pacientes do Amapá com suspeita de terem contraído o novo coronavírus (COVID-19).

O material biológico foi levado no avião Cessna 210 da Segurança Pública do Amapá até Belém (PA), onde serão entregues no Instituto Evandro Chagas (IEC), o mais próximo dos 4 credenciados pelo Ministério da Saúde para fazer o diagnóstico da doença.

Nesse segundo malote foram enviadas 21 amostras coletadas pelos serviços de saúde do município e entregues ao Laboratório Central do Amapá (Lacen).

O diretor executivo de vigilância laboratorial do Lacen, Gelmires de Queiroz, explicou o procedimento.

“O processo tem que ser rápido, porém, para a segurança e a tranquilidade, não pode ser atropelado. O boletim de ontem fechou com 39 casos suspeitos, mas não foi possível preparar todas as amostrar para estarem nesse voo. O prazo de até sete dias foi cumprido”, explicou o biomédico.

O prazo dado pelo IEC para os resultados dos exames segue sendo de até sete dias. Entretanto, a dinâmica dos procedimentos dentro da força-tarefa nacional de enfrentamento ao COVID-19 tem sido grande, e podem ocorrer alterações.

O Governo do Amapá busca alternativas para que o diagnóstico possa ser dado mais rapidamente e que os exames possam ser feitos aqui mesmo no Estado do Amapá. Antes disso, um novo envio de amostras ao IEC deverá ocorrer.

 
GALERIA DE FOTOS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá