terça, 17 de setembro de 2019 - 08:29h
Oficina gratuita de biojoias incentiva o empreendedorismo local
Destinado a pessoas maiores de 18 anos, o curso vai oportunizar a abertura de negócios próprios em Macapá e nos dezesseis municípios do estado.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão
Oficina iniciou nesta segunda-feira, e segue até o dia 20

Com o objetivo de fomentar a atividade econômica individual no estado, a Agência Amapá iniciou nesta segunda-feira, 16, em seu auditório, em Macapá, a I Oficina de Biojoias. Destinado a pessoas maiores de 18 anos, o curso vai oportunizar a abertura de negócios próprios.

De acordo com a diretora de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Agência Amapá, Inês Ramos, o projeto iniciou na capital, e, posteriormente, será levado aos 16 municípios do estado.

O curso é dividido em dois módulos, sendo o primeiro no período de 16 a 20 de setembro, e o segundo, de 25 a 29 de novembro deste ano.

Para o diretor do Centro Profissional de Pesca e Aquicultura (Cifpa), professor Everaldo Borges Matos, a iniciativa contribui, não só para que a escola leve o seu trabalho a outro público, como também para que mais pessoas possam ser incentivadas a buscar nova oportunidade de renda.

“O Amapá é muito rico em matéria prima, e o Cifpa tem a maior honra em poder contribuir com a população, para que essas pessoas possam encontrar novas oportunidades de pequenos negócios. Após a oficina, a escola continuará dando apoio aos empreendedores até que eles consigam caminhar sozinhos, tocando o seu próprio negócio”, falou o professor.

Além da oficina de biojoia, o centro está com uma novidade, que é o curso de curtimento da pele de peixe, onde é possível produzir bolsas, sandálias, chaveiros, entre outros acessórios.

“Montamos uma mini indústria de curtimento de couro de peixe, e fizemos parceria com o pessoal de Calçoene, que nos fornece a matéria prima. Pretendemos incentivar mais pessoas a aprenderem a empreender com o potencial que temos”, reforçou Borges.

A iniciativa tem chamado a atenção, não só daqueles que querem entrar no mercado de trabalho, como também, de quem já contribuiu, e quer continuar produzindo, como é o caso da aposentada Joana de Fátima Ribeiro da Silva, 60 anos.

“Eu gostei dessa oportunidade, pois, para quem trabalhou a vida inteira, é muito difícil ficar parado de qualquer atividade, quando se aposenta. Eu fiquei sabendo do curso e fiz questão de vir aprender uma nova atividade que vai me servir para continuar trabalhando, e, também, é a possibilidade de ter uma renda a mais. Os idealizadores estão de parabéns, e, sempre que eu souber de outros cursos, faço questão de participar”, elogiou a aposentada.

A oficina é uma parceria da Agência Amapá com o Cifpa e a Agência de Fomentos do Amapá (Afap). Novas turmas para o curso de biojoias já estão sendo formadas. Os interessados devem se inscrever na Agência Amapá, na Av. Cônego Domingos Maltês, 916, bairro Trem.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá