O Governo do Estado, representado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá participou remotamente, na tarde desta quinta-feira, 10, da última reunião do ano de 2020, do Programme de Coopération Interreg Amazonie – PCIA.
O encontro teve como objetivo avaliar execução do Programa no período entre 2014 e 2020, além de discutir as novas diretrizes que irão nortear os projetos apoiados pelo PCIA no período entre 2021 e 2027.
Na pauta, foram apresentados os principais números – Impactos do PCIA; O estado atual da Programação PCIA; O progresso dos Projetos; os diferentes passos e as implementações do Programa, dentre outros assuntos.
Para Diretora-Presidente da Agência Amapá, Tânia Maria, “a participação do Governo do Estado em todas as etapas de discussões e avaliações dos projetos inseridos no Programa, mesmo com as restrições da pandemia demonstra o comprometimento do Governo com o Desenvolvimento econômico também na fronteira”.
O PCIA que é gerido pela Coletividade Territorial da Guiana – CTG tem potencial para contribuir com o desenvolvimento da região transfronteiriça Amapá/Guiana Francesa com projetos de infraestrutura, comércio internacional, geração de emprego e renda, capacitação e enfrentar problemas sociais como saúde, educação e cultura.
O Programa é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para a Cooperação Territorial Europeia (Feder-CTE) e tem como autoridade de gestão do seu comitê de acompanhamento e seleção, a Coletividade Territorial da Guiana (CTG) e, como parceiros, a Guyana, Suriname e os estados brasileiros Amapá, Amazonas e Pará. Todos com autonomia para opinar na decisão da escolha de projetos inseridos no programa.
Pela comitiva brasileira, participaram da reunião a Diretora-Presidente da Agência Amapá, Tânia Maria, os técnicos Wagner Costa, Tânia Muricy e Elen Pinheiro.