quarta, 04 de setembro de 2019 - 18:30h
Técnicos da Agência Amapá recebem capacitação sobre a plataforma Tesouro Verde
Esta é segunda fase do treinamento com orientações práticas.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão

Na manhã desta quarta-feira, 04, os técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá receberam a coordenadora do Programa Tesouro Verde, Pâmela Pádua que veio ao Estado do Amapá para capacitar a equipe da Agência quanto a utilização da plataforma e preenchimento dos dados para a emissão do selo sustentabilidade para empresas, órgãos e instituições que aderirem ao crédito de floresta.

Esta é a segunda fase do treinamento que teve início no mês de agosto com a capacitação teórica realizada pelo Secretário de Estado do planejamento Eduardo Tavares e nesta segunda etapa, a coordenadora Pâmela capacita a equipe quanto ao manuseio e preenchimento de dados na plataforma.

Com a capacitação os servidores da Autarquia também estarão aptos a apresentar aos investidores empresariados a importância de adquirir créditos de carbono da Plataforma Tesouro Verde, produto que agrega valor às Empresas.

O Amapá é o Estado mais preservado da Amazônia e do Brasil e a floresta original é um ativo valioso no mercado. Pensando nisso, o Governo do Amapá criou a Plataforma Tesouro verde que propõe uma rede colaborativa de incentivos e retribuição à utilização de recursos naturais através da emissão de ativos ambientais.

O Programa Tesouro Verde alia desenvolvimento econômico à preservação ambiental ao criar condições para que sejam disponibilizados no mercado financeiro créditos de florestas originários da atividade de conservação e ampliação de florestas nativas tanto públicas quanto privadas.

É uma plataforma online que pode ser adquirida por qualquer empresa ou órgão de qualquer lugar do mundo.

O Tribunal de Justiça do Amapá é um dos órgãos que já possui o selo sustentabilidade e assim, todas as Empresas que prestarem serviços ao TJAP terão necessariamente que possuir o selo sustentabilidade também.

De acordo com Pâmela, equipe de governo do Amapá já apresentou o Programa Tesouro Verde a Carlo Oly, chefe de Gestão de Relacionamento e Desenvolvimento da Bolsa de Valores de Luxemburgo, que se colocou à disposição para negociar a disponibilização dos créditos de floresta do Programa Tesouro Verde no mercado de ações de Luxemburgo.

“Estamos vivendo um momento em que o mundo inteiro fala em queimadas e o Programa Tesouro Verde faz exatamente o trabalho de conservação, então está na hora de Empresas mostrarem que também querem a preservação da Mata, fazendo a adesão do crédito de carbono, pois é um processo ganha-ganha. Ganha a Empresa, ganha o Governo e a População” destacou a coordenadora.

Para o Diretor-Presidente em exercício, Joselito Abrantes, o momento é oportuno, pois os técnicos da Agência Amapá que atuam diretamente na recepção de investidores que procuram o Estado para expandir seus negócios, poderão naturalmente apresentar o Programa Tesouro Verde e assim aumentar as adesões.

“Com a finalização das duas etapas do treinamento tenho a certeza de que a equipe da Agência Amapá está preparada não só para apresentar a plataforma aos investidores como também, o seu manuseio no preenchimento de dados para a aquisição do selo sustentabilidade” reforçou  Abrantes.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Capacitação
  • Capacitação
  • Capacitação
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá