sábado, 10 de agosto de 2019 - 16:26h
Agência Amapá leva orientações aos empreendedores de Porto Grande na Ação TCE na Comunidade
Foram dezenas de atendimentos para facilitar a abertura e regulamentação de microempresas no município.

Técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá participaram neste sábado, 10, no município de Porto Grande, da Ação Social integrada com o Tribunal de Contas do Estado, denominada “TCE NA COMUNIDADE”.

Durante a Programação, a Agência Amapá ofertou serviços de orientação à empreendedores com ênfase no setor mineral do muncípio, quanto a abertura e regularização de microempresa, informações sobre acesso às linhas de crédito para o empreendedor, entrega de cartilhas do Micro Empreendedor Individual (MEI) Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) e linhas de acesso ao Crédito, além esclarecimentos sobre o Selo de origem - Selo Amapá que agrega valor aos produtos genuinamente amapaense e também, explicação quanto aos incentivos fiscais do Estado do Amapá.

Foram dezenas de atendimentos, dentre eles, o de dona Sueli Pantoja, que possui uma Empresa de Turismo município há 3 anos no mercado. Ela disse que é o sonho de sua vida poder expandir o seu negócio, por isso procurou a Agência Amapá para receber orientações logo que soube da presença da equipe no Município.

“Estou muito grata por receber o atendimento da Agência Amapá e identificar que eu estava com o foco equivocado. Agora saio daqui, com as informações corretas e sabendo exatamente o que fazer. Parabenizo a todos por esta ação e peço que venham mais vezes, pois necessitamos muito do conhecimento que nos são repassados” ressaltou a empreendedora.

Assim como ela, seu Manoel Fernandes também procurou orientação com a equipe da Agência Amapá, pois pretende industrializar geleia de Abacaxi. Ele garante que já testou o produto no mercado e foi aprovado.

“Eu fiz alguns sachês de geleia de abacaxi e levei para a faculdade, onde muitas pessoas provaram e aprovaram. Daí a minha filha teve a ideia de montarmos uma pequena fábrica e como eu sei que a Agência Amapá dá incentivos aos pequenos empreendedores eu não quis perder esta oportunidade já que vocês vieram até aqui” contou o Manoel.

A equipe da Agência Amapá repassou todas as orientações necessárias ao Senhor Fernandes e se comprometeu em acompanhá-lo no processo de abertura e regulamentação da sua Empresa.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência Amapá, Joselito Abrantes, esta prática de acompanhar as ações integradas dos poderes é uma orientação do Governo do Estado, para que os serviços possam chegar a todos os municípios do Estado, em especial, os serviços que contribuam com o Desenvolvimento Econômico do Estado.

“Os microempreendedores têm papel fundamental na economia do nosso Estado, por isso a Agência Amapá que tem à frente, a Diretora-Presidente Tânia Maria, tem programado inúmeras ações para levarmos os serviços da Agência a todos os municípios, a fim de oportunizarmos o maior número possível de empreendedores no nosso Estado” destacou Abrantes.

Com a Ação TCE na Comunidade o moradores de Porto Grande receberam ações sociais como orientação jurídica (DEFENAP); Emissão da Carteira do estudante e do autista (SIMS); Carteira do Idoso (SETRAP); Carteira Nacional de Habilitação, parcelamento de IPVA e regularização de veículos (DETRAN); Título Eleitoral, revisão eleitoral, transferência de Título e 2º via (TRE/AP); abertura e legalização de empresas (SEBRAE - Super Fácil Empreendedor); orientação de regularização de embarcações e de cursos aquaviários (Capitania dos Portos); serviços odontológicos preventivos (SENSA – SEST/SENAST- Exército); Orientação sobre prevenção ao suicídio, ao bullyng e ao feminicídio (Polícia Civil – CIODS); orientação de primeiros socorros e combate a Incêndio e prevenção de acidentes domésticos (Corpo de Bombeiros).

A programação teve início às 8h da manhã e encerrou às 13h.

• TCE na Comunidade