quinta, 02 de maio de 2019 - 18:13h
Governo do Amapá garante apoio à expansão da 1ª Fábrica de ração animal do Estado.
A iniciativa torna o Amapá independente da importação e fomenta a cadeia produtiva local.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão

O Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá- Agência Amapá recepcionou na manhã desta quinta-feira, 02, o Empresário Germano Zanini, proprietário da Empresa Zanini Agropecuária e Comércio LTDA- EPP, primeira fábrica de ração animal instalada recentemente no Estado do Amapá.

Há cerca de dois anos no ramo de produtos agropecuários, o Empreendedor quer expandir sua fábrica de ração para criação de frangos, porcos e busca ampliar o seu parque para iniciar ainda em 2019 a produção de ração para alimentação de peixes.  

O atendimento foi feito pela equipe técnica da Agência Amapá que orientou o empresário acerca dos incentivos que podem ser oferecidos para expansão do seu negócio e barateamento dos preços dos produtos para impulsionar a cadeia produtiva de alimentos como a produção local da avicultura, suinocultura, pecuária e aquicultura.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional Joselito Abrantes, o anseio do empresário de expandir sua produção para atender a demanda do mercado interno vem a somar com o plano de desenvolvimento econômico do Governo do Estado que busca incentivar os produtores por meio de orientações através das cartilhas de Linhas de acesso ao crédito, informações sobre acesso aos incentivos fiscais, orientações sobre certificação com o Selo da Zona Franca Verde e também, valorização da produção amapaense com o selo de origem- Selo Amapá.

Abrantes ressalta que o aumento da produção local além de suprir às necessidades, abre portas para o Desenvolvimento através das cadeias produtivas e a independência do Estado, que deixa de importar a ração com valores altos e passa a consumir o produto com qualidade e preço mais acessível.  

“Vamos disponibilizar todo o apoio necessário para que a empresa possa ampliar sua escala e diversificar sua produção com a inserção da ração para peixes. Queremos garantir também que a ração produzida no Amapá possa suprir toda a demanda local com oferta de produto de qualidade e menor preço, de forma que toda a renda demandada circule internamente nas cadeias produtivas locais, aumentando a geração de riqueza e emprego no nosso Estado. Esse é o compromisso do Governador Waldez Góes” Salientou o diretor.

Com um quadro atualmente de oito funcionários a fábrica Zanini chegou a produzir no mês de abril 1500 sacas de 40 quilos e o Empresário quer aumentar significativamente esta produção. Ele relatou que a principal dificuldade hoje reside na aquisição do milho, insumo responsável por 80% da produção de ração.

Inicialmente a Empresa adquiriu esse insumo de fora do Estado, no entanto, com o apoio do Governo do Estado, já fechou contratos com produtores locais para adquirir o milho produzido no Amapá. Os demais insumos como soja e farelo de trigo ele já adquire no mercado local.

O Empresário comemora o apoio do Governo do Estado e a nova oportunidade de expansão.

“Receber o apoio do Governo do Estado nas orientações técnicas é muito bom, pois nos dá segurança de está fazendo a coisa certa e deste modo, nos incentiva na produção e também, na oferta do melhor preço, assim conseguimos expandir os negócios e também contribuir com o Estado na geração de novos postos de emprego e geração de renda” celebra o empreendedor.

Conhecida como Amarelinha, a ração da Zanini, apesar de ainda não suprir toda a demanda, ela já chega a todos os municípios do Estado.

Selo Amapá

O Empresário já está reunindo os documentos necessários para adquirir o selo de origem- Selo Amapá, uma ferramenta a mais para valorizar o produto amapaense, tanto no mercado interno quanto no mercado externo.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Empresa Zanini
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá